terça-feira, 30 de junho de 2009

QUEM EDUCA ESTA GENTE?


Já não bastava a triste figura que os professores do secundário têm vindo a fazer nos últimos meses, vejo agora os professores universitários juntarem-se à causa. A pergunta que faço é esta, será que são estes os formadores dos futuros líderes deste país?


Acho que estamos todos de acordo quanto à importância da avaliação dos nossos professores. Julgo que até os professores estão de acordo com a avaliação dos seus pares. Poderei compreender que discordem de alguns aspectos da mesma e que a queiram "melhorar". No entanto pergunto, será melhor uma avaliação imperfeita que poderá e deverá ser melhorada ou avaliação nenhuma? Quando a solução proposta por alguns é a abolição/suspensão dessa mesma avaliação só consigo tirar uma conclusão disto tudo... Estes senhores não querem é trabalhar!


Contudo, o que mais me preocupa é o exemplo que damos aos nossos alunos.


Sempre considerei que a faculdade tinha dois propósitos fundamentais, criar estrutura de raciocínio e moldar caráteres. Assim sendo, cuidado com os homens que estamos a criar. A criação de carácter só é possível se estiver montada num caminho de princípios. Esses princípios são postos em causa quando os que têm o papel de os incutir os ignoram, desvalorizam ou mesmo marginalizam. Quando quem ensina renega o caminho da excelência, como esperamos que se comportem os que deles aprendem...


Se não precisamos de mudar e se tudo vai bem no mundo dos que ensinam, porquê tanto receio? Se os professores são todos tão competentes, porque temem a avaliação? Não será legítimo que os bons professores sejam louvados e que os maus professores sejam chamados à razão?


Diz o povo que quem não deve, não teme. O que é facto é que anda tudo aflito.


Quando quem educa parece ser quem mais precisa de ser educado, estamos no mau caminho...

Sem comentários:

Enviar um comentário