quinta-feira, 5 de maio de 2011

NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS


Parece-me que os rapazes do FMI e da TROIKA aprenderam com os erros cometidos na ajuda à Grécia e Irlanda. O pacote, apesar de ser duro, acabou por ser bem menos severo do que se esperava inicialmente.

Por um lado entendo as motivações das partes. A TROIKA já percebeu que convém que se estimule a economia qualquer coisinha para verem algum e o Sócrates quer ganhar as eleições. No entanto, penso que se perdeu uma boa oportunidade para ir mais longe.

Como sabem, sempre defendi que a crise, até agora, tinha sido verdadeiramente sentida por poucos. Daqui para a frente e nos próximos anos, especialmente a partir de 2012, acho que a malta vai toda começar a perceber ,na pele, o significado da palavra. Não vamos deixar de comer, mas alguns maus hábitos vão ter que acabar.

Arrumada a questão portuguesa, vamos ver para onde se viram as atenções. Ainda há muito dinheiro para ser ganho nesta crise e os mercados, bem como o FMI, andam atentos. Espero que a próxima vítima europeia, para além de aprender com a situação da Grécia e Irlanda, aprenda com os erros da nossa classe política em todo este processo.

Confirmou-se portanto o ditado, não há duas sem três! Antes este que o outro!

Sem comentários:

Enviar um comentário