terça-feira, 20 de julho de 2010

Síntese Económica de Conjuntura - Junho de 2010



Apetece-me dizer... "Crise? Qual crise??"



Portanto, a ver se eu percebo:


- "Em Portugal, o indicador de clima económico aumentou ligeiramente em Junho, prolongando a trajectória ascendente observada desde Maio de 2009. O indicador de actividade económica, disponível até Maio, manteve o forte movimento ascendente iniciado em Agosto de 2009, atingindo o valor mais elevado desde Abril de 2008. O indicador de consumo privado voltou a aumentar em Maio, embora apenas ligeiramente, registando o máximo desde Agosto de 1999, em resultado do contributo positivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro."

- "O indicador quantitativo do consumo privado aumentou ligeiramente em Maio, mantendo o acentuado movimento ascendente iniciado em Abril de 2009 e atingindo o valor mais elevado desde Agosto de 1999."
- "O indicador de consumo duradouro aumentou ligeiramente nos últimos dois meses, prolongando o forte perfil ascendente após ter registado o mínimo histórico em Março de 2009 e situando-se em Maio no valor mais elevado desde Abril de 1999."
- "... as vendas de automóveis ligeiros de passageiros passaram de uma variação homóloga de 46,7% em Maio para 62,2% em Junho."
- "Segundo o MTSS, a variação homóloga das remunerações médias mensais declaradas à Segurança Social apresentou um forte aumento, ao passar de 2,9% em Abril para 4,4% em Maio, invertendo o acentuado movimento descendente anterior e apresentando a taxa mais elevada desde Janeiro de 2003." Acrescento que o Rácio ofertas (vcs)/desempregados(vcs) é superior a qualquer período entre Março de 2004 e Março de 2007.
- "Por sua vez, o indicador qualitativo do consumo, baseado nas opiniões dos empresários do comércio a retalho, recuperou em Junho, prolongando o forte perfil ascendente iniciado em Maio de 2009, após ter atingido o mínimo da série."
No entanto e não sei influenciados por quem ou pelo quê...
- "Pelo contrário, o indicador de confiança dos consumidores, também disponível até Junho, tem vindo a diminuir significativamente desde Novembro, registando o valor mais baixo dos últimos doze meses."

Ou o Instituto Nacional de Estatística não sabe fazer contas, ou andamos todos a ser "enganados" por políticos e meios de comunicação social.

Já estava na altura de alguém ser sério na discussão dos problemas do país em vez de andarem entretidos a ver se promovem eleições antecipadas. Sinto que alguém me anda a vender gato por lebre!

Mando-vos o link para que leiam na íntegra (click no título).

1 comentário: